Genética Primeira Lei

Primeira lei de Mendel: ervilhas

Na sua pesquisa, Mendel realizou experimentos com uma variedade de ervilhas, a ervilha de cheiro, que é conhecida por ser fácil de cultivar, ter um ciclo de vida curto, produzir muitas sementes e apresentar características fáceis de identificar e comparar. Esse foi um dos motivos do sucesso de suas experiências.
Além disso, Mendel teve o cuidado de analisar apenas uma característica das ervilhas de cada vez. Por exemplo, em certo experimento, ele observava apenas a cor das sementes, verde ou amarela.
O elemento final para o sucesso do trabalho de Mendel com as ervilhas foi o uso de plantas de linhagem pura. Em outras palavras, ele queria apenas as plantas que tivessem um par de genes iguais para aquela determinada característica que estava sendo observada (isto é, plantas AA ou aa).
O cuidado que ele tomou para assegurar que estava trabalhando com plantas de linhagem pura foi cruzar as plantas com uma certa característica entre si durante seis gerações. Então, se ele queria uma planta de linhagem pura com a cor das sementes sendo amarela, ele cruzaria duas plantas com sementes amarelas entre si durante cerca de dois anos. Ao final de seis gerações, se todas as descendentes geradas tivessem sementes amarelas, ele concluía que as plantas eram puras.

Primeira lei de Mendel: cruzamento

O experimento realizado para confirmar a primeira lei de Mendel foi o cruzamento das plantas puras de ervilhas para observar como cada característica aparecia nas plantas descendentes.
Mendel cruzava, por exemplo, uma planta pura de sementes verdes com outra de sementes amarelas. As plantas originais eram chamadas de Geração P (de “parental”), enquanto as que nasciam do cruzamento eram chamadas de Geração F1. Depois, ele cruzava entre si as plantas da Geração F1 para produzir as plantas da Geração F2.
Observando que, no cruzamento, a Geração F1 tinha apenas plantas de sementes amarelas, e que uma planta de sementes verdes só aparecia na Geração F2, Mendel concluiu que a cor amarela era dominante e a verde, recessiva.
Mendel realizou cruzamentos semelhantes observando outras características e, para cada uma delas, notou que havia uma versão dominante e outra recessiva.

Características da primeira lei de Mendel

Podemos resumir a primeira lei de Mendel em quatro características principais, ou melhor, quatro conclusões que ele extraiu de seus experimentos. Elas são:
  • cada indivíduo de uma certa espécie reúne uma combinação de traços que o torna único, e cada um desses traços é determinado por um par de genes;
  • os traços são hereditários, isto é, são herdados da geração parental (o pai e a mãe);
  • os traços são transmitidos da geração parental para os descendentes por meio dos genes (ou, como Mendel enuncia em sua lei, os “fatores”);
  • a geração descendente herda apenas um gene do par do pai e um gene do par da mãe para cada traço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diferenças entre célula animal e vegetal

Mitose e Meiose

Reprodução Sexuada e Assexuada